Educação Infantil

O CEPEP cria condições para o desenvolvimento cognitivo, físico, simbólico, social e emocional da criança.

Como espaço de educação, adotamos ações igualitárias, que acolhem a criança e provocam mudanças atitudinais pela sua participação ativa, dentro e fora do espaço educativo.

A aprendizagem é construída a partir das estruturas mentais que a criança já possui. O diferencial dessa aprendizagem está na relação que estabelece entre ela e o adulto. Havendo uma ligação em clima de cooperação, haverá transformações que inovam e revolucionam a busca do ensino para a aprendizagem autônoma, tendo em vista a construção do sujeito criativo, crítico e participativo. Ensina-se e aprende-se trocando-se experiências e pratica-se o BRINCAR, o CUIDAR e o EDUCAR nas mais diversas atividades rotineiras.

Inserimos no nosso cotidiano a participação das crianças e da comunidade escolar em planos e projetos institucionais. Ao implantar esse trabalho,avançamos na melhoria educacional e social de mais de 300 crianças e suas respectivas famílias, moradoras do Aglomerado da Serra, e seus arredores, em Belo Horizonte/MG. Acreditamos que a família e a comunidade escolar precisam se relacionar de forma direta e indireta, pois isso será importante para a formação dos nossos educandos. 

Considerando que a fase da Educação Infantil é o melhor momento para se introduzir valores, normas e atitudes, é nossa função fazer presente em nossa rotina a interação, integração e socialização dos pares para que a educação aconteça.

É na socialização que as crianças experimentam papéis sociais e internalizam normas coletivas guiadas para sua conduta, importantes para o controle de palavras, pensamentos e sentimentos. Para o processo educativo da criança, incorporada à sociabilidade foi implementada no CEPEP uma nova gestão na prática pedagógica: a criação de situações de aprendizagens significativas.

É um desafio desenvolver em nosso singelo espaço práticas pedagógicas que promovam e integrem novas posturas para o desenvolvimento dos grupos sociais, gestão de seus conflitos e respeito à pluralidade de cultura, gêneros e raças.

(31) 2526-9033

Rua Dona Cecília, 340 - Serra Belo Horizonte/MG. CEP: 30.220-070